Arnold Franz Walter Schönberg, ou Schoenberg, nasceu em Viena, no dia 13 de Setembro de 1874 acabando por falecer em Los Angeles no dia 13 de Julho de 1951.
Foi um compositor austríaco de música erudita e criador do dodecafonismo, um dos mais revolucionários e influentes estilos de composição do século XX.
As suas primeiras obras, apesar de ligadas à tradição pós-romântica, já prenunciavam um método composicional inovador, que evoluiu para a atonalidade e, mais tarde, para um estilo próprio, o dodecafonismo.
O Atonalismo
Durante os primeiros anos do século XX Schoenberg compôs obras que hoje classificamos como "atonalismo livre". O sistema tonal, 7 notas centradas na polarização entre tónica e dominante, deixa de ser utilizado. O atonalismo, em contraponto ao tonalismo, usa o total cromático de 12 notas, atribuindo a mesma importância a todas elas.
Com as obras que compôs neste período inicial do século XX, Schoenberg transformou-se no principal nome da nova geração. Mesmo atonais, tornaram-se verdadeiros clássicos, e continuam até hoje obrigatórios no repertório de concerto.
Principais obras:
Verklärte Nacht (Noite transfigurada) - sexteto para cordas - Op. 4 - 1899
Pelleas und Melisande - Poema sinfónico - Op. 5 - 1903
Sinfonia de Câmara - Op. 9 - 1906
15 Poemas do Livro dos Jardins Suspensos de Stefan George - Op. 15 - 1909
5 Peças orquestrais - Op. 16 - 1909
Erwartung (A espera) – mono drama em um acto para soprano e orquestra - Op. 17 - 1909
Die Gluckliche Hand (A mão "sortuda") - drama em música para vozes e orquestra - Op . 18 - 1910
6 Pequenas peças para piano - Op. 19 - 1911
Hertzgewächse - para soprano - Op. 20 - 1911
Gurrelieder - conjunto de canções sinfónicas compostas entre 1901-1911
Pierrot Lunaire - cantata cénica para voz e conjunto de câmara - Op. 21 - 1912
Trabalho realizado por: Rita Castilho, Violino, 4º Grau
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